quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Castidade?!


Muito se fala sobre sexo antes do casamento, mas pouco se sabe sobre o porquê da Igreja pregar a necessidade de se preservar a castidade. A Igreja sempre foi mal vista quando se trata desse assunto, mas é urgente abordar de uma forma mais clara a questão da sexualidade. 
     Os costumes mudaram muito ao longo do tempo e os próprios meios de comunicação fazem parecer comum os jovens manterem uma vida sexual ativa antes do matrimônio. Mas sabemos que nem tudo que é comum é correto, da mesma forma que São Paulo nos alerta: “Tudo posso, mas nem tudo me convém”. É lógico que eu como jovem de 22 anos penso nisso, pode ter certeza que penso e muito, não me falta vontade de viver algo tão prazeroso... Mas é preciso decidir sobre nossas atitudes sob a luz de Deus, e refletir: Vale a pena? O que Deus espera de mim? O que Ele, meu Mestre e Senhor, quer que eu faça?
     A relação sexual em si não é pecado. Deus criou o homem e a mulher para que vivessem um para o outro, de modo que já não fossem dois, mas apenas uma só carne. É vontade Dele que nós, seus filhos amados, vivamos felizes. Quando nos unimos a alguém, estamos realizando o projeto de Deus, que nos criou para isso. Mas os padrões divinos são específicos: “Sede Santos, pois Eu Sou Santo”. Ele quer que nossa vida seja plena, para isso nos mostra seu modelo de perfeição: já que Ele é santo, misericordioso, fiel e cheio de amor, devemos ser santos, fiéis, misericordiosos e cheios de amor também. Deus deseja que a união entre homem e mulher seja sólida, concreta e baseada na fidelidade e no amor. 
     O sexo para o casal é um meio de estarem ainda mais unidos, é uma ligação entre eles abençoada por Deus. Mas quando a relação sexual é praticada fora do casamento, mostra uma falta de compromisso entre os dois, que buscam o prazer, mas não buscam viver a plenitude do matrimônio, que é a vontade de Deus. Um casal que não busca a bênção para sua união, que vive junto sem receber o sacramento do matrimônio, age dessa forma para deixar uma abertura para fugir, caso algo dê errado. É quase como se fosse uma relação descartável, sem compromisso, “se eu não gostar, abandono meu parceiro e procuro outro”. Quando o sexo é vivido nessas circunstâncias, ele é errado, pois o casal não está vivendo a vontade do Pai. 
    Como já foi dito, Deus quer que sejamos plenamente felizes, só vivendo como Ele nos ensina conseguiremos isso. Seus ensinamentos orientam para sermos santos, fiéis, compromissados e amorosos como Ele é. Não podemos deixar que algo natural, criado por Deus para nossa felicidade seja banalizado, a ponto de perder seu valor. O sexo precisa de significado para acontecer, se não ele vira apenas um ato errado e descartável. 
     “Há tempo para todas as coisas debaixo do céu”, não precisamos nos antecipar e querer viver aquilo que ainda não é apropriado. Não é sábio pensar que o sexo é a única coisa boa que pode haver entre um casal. Cada fase da vida tem suas maravilhas, se reconhecêssemos o quanto o Plano de Deus é perfeito para nós, certamente daríamos mais valor aos momentos, saberíamos o quanto uma conversa pode servir de alimento para o amor, o quanto um beijo pode ser prazeroso, o quanto um abraço pode ser significativo... 
    Viver a castidade é ter maturidade tamanha a ponto de entender que o amor é a base mais importante para um relacionamento, e o amor não precisa só de sexo para existir, pelo contrário, precisa antes de amizade, perdão, companheirismo e diálogo. 

Um comentário:

  1. Amigos, parabéns pelo blog! Vou ser leitor fiel. Parabéns, especialmente, por esta postagem. É muito importante um casal dar seu testemunho sobre o namoro cristão. Abraço!

    ResponderExcluir