terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mês das vocações



O mês de agosto no Brasil é tradicionalmente conhecido como o mês vocacional. Neste mês somos convocados todos os anos para intensificar as orações e as ações em favor das vocações em geral.

É muito importante darmos atenção ao ministérios dos padres, afinal eles são indispensáveis na igreja e na comunidade, pois são os pastores que cuidam do povo de deus. Mas para não deixar de lado as outras vocações que também são importantes, o mês de agosto é dividido em quatro temas.

Assim, a primeira semana foi dedicada de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, por causa da festa dia 4 de agosto de São João Maria Vianey, patrono dos sacerdotes, e a festa dia 10 de São Lourenço, que foi diácono. Então no primeiro domingo de agosto comemoramos o dia do padre.

A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio. Afinal é através do matrimônio que se constitui a família. Então comemoramos o dia dos pais no segundo domingo de agosto.

Na terceira semana refletimos sobre as vocações religiosas e missionárias, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras nas comunidades. Por isso comemoramos o dia dos religiosos e das religiosas no terceiro domingo. 



A última semana é dedicaca à vocação laical, ou seja, a vocação para sermos fiéis leigos, participantes da comunidade do povo de Deus: a Igreja. Recordamos também os vários ministérios da igreja e o papel do cristão no mundo, mas lembramos de modo especial os catequistas, que são aqueles que ensinam a fé. Portanto o dia do leigo e do catequista é comemorado no quarto domingo de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário