sábado, 20 de agosto de 2011

JMJ: DIRETO DE MADRI AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO PENÚLTIMO DIA

Madri, 20 ago (RV) - Bento XVI iniciou o sábado confessando, durante 30 minutos, 4 jovens, dois jovens e duas jovens, nos Jardins do Bom Retiro, no centro da capital espanhola. Os jovens tinham sido sorteados com base nas línguas: dois da área francófona, um de língua alemã, mas de nacionalidade suíça, e um de língua espanhola.

Uma parte indispensável do caminho da fé para todo o cristão é o sacramento da confissão. Por isso, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, foi organizada a Festa do Perdão. O objetivo: facilitar a preparação para a grande festa da fé, purificado a alma.

De fato, desde a última terça-feira, dia 16 até este sábado, centenas de sacerdotes estão disponíveis por turnos para administrar o sacramento da confissão em várias línguas: espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, polonês, português e em qualquer outro idioma que o confessor domine. As confissões terminam às 15 horas de hoje.

Os confessionários foram colocados de maneira ordenada em duas filas separadas para respeitar a privacidade dos peregrinos. Uma placa distingue os diferentes idiomas nos quais cada um dos sacerdotes pode confessar. A Festa do Perdão teve também dois confessionários dedicados especificamente às pessoas portadoras de deficiências.

Uma vez concluída a Jornada Mundial da Juventude, os confessionários serão reutilizados em atos com muita gente ou serão reciclados. Além disso, os jovens tiveram a possibilidade de rezar diante do Santíssimo exposto, numa tenda sob os cuidados das Missionárias de Madre Teresa.

Ainda nesta manhã o Santo Padre presidiu a Santa Missa na Catedral de Almudena. Participam da celebração centenas de seminaristas. Foi celebrada a Missa Solene de Jesus Cristo Sumo e Eterno Sacerdote. Concelebraram numerosos bispos participantes na JMJ.

Após a celebração, na saída da Sacristia, o Papa manteve um breve encontro privado com o Mariano Rajoy Brey, Presidente do Partido Popular, maior partido da oposição ao governo. O Papa almoça na Residência do Arcebispo de Madri, Cardeal Rouco Varela, que hoje comemora mais um ano de vida.

Nesta tarde o Papa encontra os membros da Comissão Organizadora da JMJ na Nunciatura Apostólica e faz uma visita à Fundação “Instituto São José” de Madri. A Fundação administrada pela Ordem Hospitaleira de São João de Deus foi construída em 1899 e presta assistência especializada a pessoa com deficiências físicas ou mentais, em particular epilépticos. O Papa irá saudar de modo especial 10 crianças hóspedes do Instituto.

O sábado termina com a Vigília de Oração com os jovens no aeroporto “Cuatro Vientos” de Madri: uma base aérea construída em 1911. A cerimônia prevê três partes: 1) procissão; a Cruz é levada por jovens dos 5 continentes, outro grupo carrega o Ícone de Nossa Senhora; 2) Liturgia da Palavra: Vários jovens farão perguntas ao Papa que irá responder às inquietudes dos jovens. Enfim, 3) Exposição e Bênção com o Santíssimo Sacramento. O Papa irá consagrar os jovens ao Sagrado Coração de Jesus antes de retornar à Nunciatura Apostólica. Após a partida de Bento XVI, os jovens transcorrerão a noite na esplanada de “Cuatro Vientos”, onde terá início a Adoração noturna do Santíssimo Sacramento, aguardando o domingo e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

Um dos momentos altos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) teve lugar ontem à noite, a Via Sacra. O rito teve a particularidade de colocar pela primeira vez no mesmo espaço imagens que habitualmente saem em procissão durante a semana santa em algumas cidades espanholas. Durante a meditação da paixão e morte de Cristo o Santo Padre e a multidão de jovens rezaram pelos jovens vítimas da droga, do terrorismo, de catástrofes naturais.

Acompanhada por tochas, a Cruz dos Peregrinos, símbolo da JMJ, foi carregada em cada estação por dez jovens de várias procedências, que lembraram e atualizaram o sofrimento de Jesus nas últimas horas da sua vida terrena com a ajuda de meditações redigidas pela congregação das Irmãs da Cruz, de Sevilha.

Durante a meditação da paixão e morte de Cristo o Santo Padre e a multidão de jovens rezaram pelos jovens vítimas da droga, do terrorismo, de catástrofes naturais.

A Cruz da 5 para a 6 estação foi levada pelos jovens da Fazenda Esperança. Juntos com eles o Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió.

Pedimos ainda ao bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias um comentário sobre a Via Sacra de ontem.


De Madri, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Fonte: http://www.radiovaticana.org/bra/index.asp

Um comentário:

  1. É uma bela maneira de começar um sábado! Se reconciliando com nosso Pai de infinita misericórdia! Afinal é isso a confissão, uma reaproximação d'Aquele que nunca esteve longe de nós: Deus!

    ResponderExcluir