sábado, 20 de agosto de 2011

JMJ: Feira de Vocações da JMJ mostra muitas formas de servir a Deus


Muitos dos jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri já participam de movimentos, pastorais, congregações e novas comunidades. Mas muitos não participam de nenhuma expressão eclesial. A Feira Vocacional que acontece durante a JMJ é uma oportunidade de conhecer muitas das várias formas de servir a Deus.

São mais de 70 estandes no amplo e belo Parque do Retiro, localizado no centro de Madri. Por ali passam milhares de jovens todos os dias, conversando com os voluntários de cada expressão, buscando informações, expressando anseios, buscando caminhos. Em cada estande, os voluntários explicam seus carismas, tiram dúvidas.

Entre as expressões representadas, estão ordens religiosas como os jesuítas e os cistercienses; movimentos como o Cursilho de Cristandade e o Regnum Christi; comunidades novas como Emmanuel e pastorais como a Pastoral Universitária de Madri. Duas expressões genuinamente brasileiras estão lá: o Instituto Hesed e a Comunidade Shalom. “É muito interessante ver essa busca de Deus que o jovem faz aqui”, disse a Irmã Maria Imaculada, do Instituto Hesed.

No estande dos Lectionautas, iniciativa presente em vários países da América Latina – inclusive no Brasil – e apoiada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), jovens de vários países diferentes fazem exercícios de Lectio Divina. No estande do Life Teen, trabalho surgido nos Estados Unidos e presente em alguns países europeus e de língua inglesa, os representantes explicam seu objetivo: ajudar paróquias a formar grupos de jovens.

As opções são muitas. O jovem cearense Felipe Gonzalez estava buscando conhecê-las melhor.
“Deus vem chamando a gente desde que viemos do Brasil para cá. Soubemos da Feira Vocacional e Deus nos chamou aqui. Há muitos carismas e só conhecendo-os bem para saber qual é realmente a nossa vocação”
Por Moisés Nazário, de Madri




Fonte: 
http://www.jovensconectados.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário