sábado, 16 de outubro de 2010

Os discípulos de Emaús

            
         Lendo a passagem Lc 24,13-53, referente aos Discípulos de Emaús, podemos tirar belíssimas lições.
         No primeiro momento do texto Jesus encontra-se com eles. O Mestre coloca-se a ouvir, afinal os discípulos estavam com os olhos vedados e seus corações tomados de tristezas. Jesus preocupou-se em estar presente na vida deles. E então caminha ao lado deles. Essa fraternidade que Jesus demonstrou é uma característica catequética. Depois Jesus os acolhe em suas dificuldades, tentando reanimá-los. Ele sempre nos dá uma nova esperança fortalecida pelo Espírito Santo. Diante de um coração tão bom tendemos a pedir “Fica conosco Senhor”. Precisamos ter uma experiência com o Jesus Ressuscitado, nossa missão e nosso serviço é a Ele. Somos convidados a caminhar com Jesus, na companhia Dele. Temos que ir ao encontro Dele, buscando-o na Eucaristia.
         No próximo momento, Jesus nos fala. Ele é o catequista maior. Cristo mostra através da Sagrada Escritura qual era a missão Dele. Fazendo os discípulos compreenderem o fato e o que os profetas diziam. Assim como os discípulos de Emaús nós precisamos ouvir Jesus. Ele revela a verdade para eles e mantém suas esperanças vivas. Os corações dos discípulos se abrem à realidade. Tanto que ao Jesus dizer que ia embora, os discípulos o convidam para ficar. Quando Jesus orou e partiu o pão, eles O reconheceram. A partilha é que revelou Jesus. Quando Cristo desaparece, Ele quer mostrar que em todos os dias podemos tê-lo perto de nós: na Eucaristia.
         Após os discípulos perceberem que aquele homem é Jesus, eles assumem a missão e voltam a Jerusalém. O caminho é o mesmo que eles percorreram, mas o Espírito os renovou, afinal agora eles tinham a certeza da presença constante de Jesus. A luz de Deus nos ilumina e o amor de Jesus habita em nós. Jesus é a resposta para todas as nossas dificuldades. Nada é maior que Deus.
         Quais as nossas semelhanças com os discípulos de Emaús? Quais são nossas dúvidas? O que nos desanima? Participamos da Eucaristia em comunidade? Quais são as conseqüências e implicações da Eucaristia? As respostas se resumem na “Missão”: Partilha da alegria gerada pela Eucaristia.

         Nosso coração tem que se transformar e se inflamar ao ouvir Jesus. Precisamos experimentar a vida de Jesus em nossa vida e viver na presença Dele. Devemos ficar novamente encantados com Jesus e transparecer o rosto de Cristo. Para sermos missionários e servos temos que conhecer Jesus e ter intimidade com Ele. Não tenhamos medo, Ele está conosco todos os dias até o fim dos tempos!
         Citando Santa Terezinha sobre a Eucaristia, ela nos diz: “Jesus desce do céu não para ficar em sacrários de ouro, mas para viver no sacrário vivo dos nossos corações”.
         Que a Eucaristia nos alimente, anime e faça-nos assumir nossa missão!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, muito bonito e informativo. Cristo nos deixou a Eucaristia: o alimento para nossa alma!

    ResponderExcluir