sábado, 16 de outubro de 2010

Significado da Cruz

A Cruz é o sinal do amor universal de Deus por nós, ela é fonte de Graça, nela nasceu a Igreja. Todos nós dependemos da vida que Deus nos oferece e somos convidados constantemente a desfrutar de uma vida nova.
No batismo somos marcados como filhos de Deus, passamos da condição de criatura para filhos do Senhor. No Batismo somos chamados também a ser Igreja. Só quem aceita a cruz vive o amor!
Perdão: A cruz que era vista como escândalo, vergonha e maldição tornou-se para nós símbolo de libertação, redenção e cura. Jesus tomou nela as nossas dores e curou nossos pecados. Quem crê em Jesus tem a vida eterna através da Santa Cruz. Temos que ter fé ao olhar para a cruz porque ela nos lembra a doação maior de Deus. Através dela conquistamos a salvação. Na cruz seu precioso sangue foi derramado para libertar-nos de nossos pecados.
Família: Deus criou o homem e a mulher a sua semelhança e imagem. Ele fez os dois para mostrar o grande amor Dele pela criação, na constituição da família. Infelizmente vemos o sentido da família ser distorcido: separação, desunião, divórcio... Deus enviou Jesus para nos ensinar sobre o amor do Pai, para ensinar que a família tem significado maior, ela abrange toda a comunidade dos que aceitam a vontade de Deus.
Eucaristia: A cruz mostrou aos homens quem era Jesus e como era seu infinito amor. Ao ouvirmos o Evangelho devemos nos comprometer com o Reino. A Eucaristia nos leva ao encontro com o mundo. Contemplar a cruz é o caminho para participarmos da eucaristia: doação, amor e partilha.
Ressurreição: quando o sudário branco está sobre a cruz sabemos que Jesus venceu: Ele ressuscitou. A ressurreição é que traz o novo sentido à cruz: vitória. A igreja nos oferece a festa da exaltação à Santa Cruz para reconhecermos o mistério do amor divino. Conhecemos nela quem é nosso Pai. A cruz é fonte da Graça que nunca nos falta. Para nós ela não é mais um obstáculo, mas o infinito auxílio que vem de Deus.
Que possamos dizer, assim como São Paulo, ao contemplar a Santa Cruz: “combati o bom combate e guardei a fé. Receberei a coroa da Justiça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário