sábado, 16 de outubro de 2010

Céu demais

O conceito “Deus e eu” não faz nenhum sentido se não lhe for acrescido “e os outros”.
Pode-se crer demais ou de menos.
Pode haver céu demais numa cabeça.
É isso o que o musical Jesus Christ Superstar lembra, quando o personagem Judas chama a atenção de Jesus para o fato de os outros discípulos estarem com céu demais na cabeça.
Os autores do filme, Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, não eram teólogos, mas acertaram quando mostraram esse conflito. Só erraram ao atribuir isso a Judas.
Poderiam ter atribuído a frase a algum santo, como Inácio de Loyola, Vicente de Paulo, ou a Jesus, o qual mandava a pessoa deixar a oferta no altar e ir em busca do irmão, pois considerava a reconciliação com os outros mais importantes.
Preocupar-se com a fome dos irmãos aqui na terra também é santidade.  Quem vive só de céu lá de cima pode ser bem menos santo do que quem vive de céu já neste mundo. Aliás, o cristianismo ensina que alguém do céu desceu à terra para que começássemos o reino dos Céus neste mundo. Certos cristãos, ao contrário de Jesus, que fez o céu descer à terra, agem como se a Terra não valesse nada.
A conversa de que só Deus nos basta e o resto não presta é anticristã. Jesus mesmo respondeu que havia um segundo mandamento, semelhante ao primeiro, o qual compreendia a exigência do amor ao próximo. O conceito “Deus e eu” não faz nenhum sentido se não lhe for acrescido “e os outros”. Os que têm céu demais na cabeça tendem a ser pessimistas diante das dores da Terra. Apontam para o alto, mostrando para onde irão, enquanto esquecem de olhar os caminhos que os levam para lá. Estão apontando em direção errada. O sol não existe para ser olhado cara a cara, mas para iluminar as coisas do nosso redor. O certo é aproveitar a luz do sol lá de cima para ver bem o chão onde pisamos. Faça-se o mesmo com a luz de Deus. Sol demais dá problema nos olhos: o sujeito vira cego. Céu demais dá problema na alma.
Jesus nos ensina outra coisa. Manda dar de comer, de beber, vestir e cuidar dos necessitados (cf. Mt 25,31-46). Ele quer o céu já na terra para que ela respire clima de céu. Ele nunca disse que basta orar e dizer “Sempre, Senhor, eu te louvo!”.
Quer que arregacemos as mangas. Quem nunca leu isso andou comprando alguma versão errada dos Evangelhos...
(Autor: Pe. Zezinho, scj)

Um comentário:

  1. Acho essa reflexão de uma beleza e profundidade sem tamanho... É preciso ansiar sim pelo Reino dos Céus, mas é preciso reconhecer antes que Jesus desejava que vivêssemos o seu Reino desde já, que amássemos nossos irmãos como se já estivéssemos respirando ares de Céu. A escada que leva para o alto começa aqui embaixo, não é possível saltar direto para o Céu, é fundamental começar a caminhada em busca da santidade aqui na Terra.

    ResponderExcluir