sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto Santa Luisa de Marillac


Este projeto tem como objetivo auxiliar, não só financeira e espiritualmente, mas também criando oportunidades profissionais para pessoas carentes, socorridas de conferências oferecendo cursos de informática, língua estrangeira e posteriormente artesanato, secretariado e atendimento ao cliente. E a disponibilidade de uma biblioteca comunitária para os alunos. Isso tudo porque consideramos necessária a inclusão de pessoas de baixa renda em programas de aprendizagem e profissionalização, para que possam ter oportunidades melhores e reconquistarem sua dignidade.
Alguns dos objetivos:
  • · Criação de subprojetos voltados para inclusão no mercado de trabalho de pessoas carentes de baixa renda;
  • · Proporcionar através da inclusão digital uma porta para a inclusão social;
  • · Criar oportunidades iguais a quem não tem condições de arcar com cursos particulares;
  • · Trazer o prazer da leitura e incentivar o uso de livros como meio de distração e lazer;
  • · Levar aos menos favorecidos o prazer de conhecer novas línguas, estreitando fronteiras antes nem imaginadas por eles.
Nos ajude a ajudar! Conheça melhor nosso projeto e contribua!





Projeto Estímulo material para a educação

     O projeto “Estímulo material para a educação” foi idealizado por Elisângela Maria de Sousa e por mim. Nos unimos às nossas companheiras do curso de graduação em Pedagogia (turma 2010/01) para colocá-lo em prática. Tal projeto pretende estimular as crianças de baixa renda a se interessarem pelo estudo e não abandonarem a escola, já que as vezes fazem isso por não possuírem materiais escolares e uniformes, e muitas vezes se sentem inferiores por essa razão. 
     Nós pretendemos, em breve, nos inserir no mercado de trabalho da Educação. E desde já, julgamos de extrema importância o apoio a todo e qualquer estudante, de modo que esses não abandonem seus estudos. E por estarmos cientes da realidade vivida pelas crianças com baixa renda, nos interessamos em encontrar meios que forneçam materiais escolares e uniformes a elas.
     As atividades realizadas no projeto citado compreendem a aquisição de materiais escolares e uniformes, por meio de doações próprias e de terceiros. Conseguiremos ajuda de empresas privadas, entidades, pessoas do meio político, dentre outros para a arrecadação dos bens. Serão realizadas também, feiras e promoção de rifas com sorteio de brindes. Para todos que se interessarem em ajudar, desde já deixamos nossos mais sinceros agradecimentos.
     Penso que todos nós, independente da área em que atuamos, deveríamos nos esforçar ao máximo para apoiar a educação, já que é através dela que poderemos fazer do mundo um lugar com pessoas mais humanas, mais comprometidas com o bem comum. Esse projeto foi o mínimo esforço que pude fazer para melhorar uma situação que considero tão ruim. É claro que é apenas uma gota no oceano, mas será a gota responsável por deixar o mar mais cheio. Se cada um fizesse o mínimo que pudesse, com certeza viveríamos todos de forma mais digna! Pretendo fazer muito mais do que já fiz até hoje, já que ninguém vive apenas de boas intenções, mas de ações, estou apenas começando...


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O amor é cego?!


Há muito tempo, um casal que não tinham filhos morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranqüila, alegre, a qual ambos se amavam muito, eram felizes. Até que um dia aconteceu um acidente com a senhora.

Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo, o esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas imediatamente tenta ajudá-la e o fogo também atinge seus braços e mesmo em chamas consegue apagar o fogo.

Quando chegaram os bombeiros já não havia mais fogo apenas fumaça e parte da casa toda destruída. Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave.

Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto. Chegando no quarto de sua senhora, ela foi falando:

- Tudo bem com você meu amor?

- Sim respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e eu não posso mais enxergar, mas fique tranqüila amor que a sua beleza está gravada em meu coração para sempre.

Então triste pelo esposo, disse-lhe:

- Deus vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe as vistas para que não veja esta deformidade em que eu fiquei. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro.

Passando algum tempo recuperados, voltaram para casa onde ela fazia tudo para seu querido esposo e ele todos os dias dizia-lhe, como eu te amo!

E assim viveram 20 anos até que a senhora veio a falecer.

No dia de seu enterro quando todos se despediam então veio aquele senhor sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos, chegou perto do caixão...

-"Como você é linda meu amor! Eu te amo muito".

Ouvindo e vendo aquela cena, um amigo que estava ao lado perguntou se o que tinha acontecido era um milagre, e olhando nos olhos dele o velhinho apenas falou:

-"Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando a vi toda queimada sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram os vinte anos mais felizes apaixonados que vivi". 

Na vida é preciso provar o quanto amamos alguém, pois a única coisa que faz a vida valer a pena é o amor que sentimos pelas pessoas ao nosso redor. É difícil, mas muitas vezes precisamos fechar os olhos para algumas coisas para sermos verdadeiramente felizes. Tudo o que fizer, faça com amor!


Autor desconhecido

domingo, 21 de novembro de 2010

Amo você!



Parabéns pelo nosso aniversário de namoro!
Você me faz muito feliz! Tenha certeza disso!
Te amo muito!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Minha Monografia

Esta é minha monografia, que foi apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte.

A qualidade tem sido o meio mais utilizado para se conquistar diferenciação e estabilidade no ambiente dos negócios. As micro e pequenas empresas possuem um papel de extrema importância no Brasil, sendo então necessário incentivá-las na meta de se manterem atuantes num mercado tão competitivo e que cresce a cada dia. Os programas de Gestão da Qualidade tornam esse objetivo mais fácil e viável.

Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo principal pesquisar se as empresas cadastradas na ACIASAM possuem programas de Gestão da Qualidade e qual a sua relevância para as mesmas. Para saber mais, acesse o trabalho e se informe! Boa leitura!



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Coração de Jesus continua a pulsar



Não há melhor símbolo para demonstrar o tamanho do amor de Deus para conosco do que o coração humano: fonte de toda nossa vida. O coração, fonte da vida humana, foi Divinizado a partir do momento que bombeou o Divino Sangue do Senhor Jesus. Já não é mais um simples coração: é um órgão Santo, é um motor que trabalha no compasso da oração, do jejum, da caridade, “renovando o homem interior dia-a-dia” (II Cor 4,16b). 
Dentro do peito amoroso de Jesus, o seu Sagrado Coração, sentiu-se “diferente” quando João Batista “testemunhou que Jesus era o Eleito de Deus”. Pulsou forte no primeiro milagre, nas Bodas de Caná, ao ouvir Maria dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Deixou-se conduzir pelo amor, mesmo nos momentos de tensão, quando o Senhor expulsou vendedores do Templo, aí se lembrou de ter ouvido: “O zelo por tua casa me devorará”. 
Encantou-se com a ingenuidade de Nicodemos que queria entender o que é “voltar a nascer” e amou a mulher de Samaria que, não menos ingênua espiritualmente, não entendia que o Eterno em pessoa lhe falava da “fonte da vida”.
 Saltitou com o paralítico ao ouvir “toma teu leito e anda”, multiplicou pulsação ao perceber que a fome fora saciada e ainda sobrara “doze cestos cheios de pão”. Escondeu-se (queria ficar bem pequeninho nessa hora, mas não conseguiu) porque ouvira do Senhor que havia um traidor entre seus melhores amigos.
 Teve pena da mulher adúltera, mas logo veio o consolo: “Eu também não te condeno”. Nunca imaginou ver algo, mas enxergou nos olhos dos cegos que eram curados “pela Luz do mundo”.
 Chorou com o Senhor, ao saber que seu melhor amigo, Lázaro, estava morto e não se conformou… Contudo ressurgiu da tristeza, lá dentro do peito, junto com Lázaro, quando o Senhor disse “vem para fora”. Não compreendia quando o Senhor falava, o “grão precisa morrer para produzir frutos”, só entendia que sentia uma angústia nesses momentos.
 Também não entendeu nada ao ouvir os gritos de “Rei, Rei, Jesus é nosso Rei”. Não eram aqueles que diziam que Jesus não prestava?
 Sentiu-se imortal na última Ceia quando o Senhor prometeu “estar conosco todos os dias” através da Eucaristia. Encontrou-se com a humildade, ao sentir o peito que o acolhia tão próximo dos pés dos Apóstolos quando o Mestre os beijava e quase saiu para fora do peito ao ouvir a ordem: “Amai-vos uns aos outros”.
 Angustiou-se fortemente quando o Senhor rezava no Horto das Oliveiras e, ao chorar com o Mestre, chorou gotas de Sangue que saíram como gotas de suor pela Sagrada pele.
 Levou chicotadas, socos, ponta-pés, ouvia gritos, palavrões, desaforos no caminho do Calvário. Mas estava lá, pulsante, sem negar últimos instantes de vida ao Mestre.
 Partilhou das dores e, já não agüentando mais trabalhar, como um motor fadigado, foi parando lentamente… lentamente… e gritou junto com o Senhor: “Pai, em Tuas Mãos entrego Meu Espírito”.
 Quando tudo parecia terminado, nada mais parecia haver para doar, vem a maior forma de amor de Deus para com a humanidade: O Coração de Jesus é rasgado por uma lança, como um golpe de misericórdia para o Senhor, mas que se tornou um golpe de misericórdia para todos nós = dele saiu Sangue é Água.
 Sim, saiu água viva, aquela mesma que o Senhor se referiu tantas vezes: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” e “quem beber dessa água terá a vida eterna”…
 A vida não acabou e a morte não venceu o Senhor = a água continua a jorrar na Eucaristia, a cada dia.
 E pra quem acha que o Coração do Senhor parou de pulsar e de amar, feche os olhos, ponha a mão sobre o seu peito, no lado esquerdo, e sinta esse mesmo Coração, tão perto, ainda nos dias de hoje, pulsando… pulsando… te amando… te amando…  

José Luis dos Santos
Publicação autorizada pelo autor – Todos os direitos reservados

Baixo índice educacional brasileiro coloca o país em desvantagem na lista de IDH


A ONU acaba de divulgar um de seus índices mais esperados do ano: o IDH, que mede a qualidade de vida de 169 países do globo terrestre. E pela medição deste ano, o Brasil subiu 4 posições e agora ocupa a colocação de número 73 no ranking. É considerado pela ONU ainda um país de desenvolvimento humano elevado, mas a principal razão para o Brasil ocupar a posição de número 73, e não uma melhor, estaria no ainda baixo índice educacional de parcela expressiva da população. Por esse critério, nosso país ocupa a posição de número 105, o que rebaixa muito a avaliação final. A ONU reconhece a melhoria de nosso país na questão do acesso à renda, mas mesmo essa melhoria, na opinião do senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, pode estar em risco durante os próximos anos, pois a educação e a renda tendem a caminhar cada vez mais juntas na nova economia. 
(CRISTOVAM BUARQUE): A economia vai começar a cair. Porque a economia vai ficar sempre e cada vez mais dependente de educação. Vai ficar pra trás, porque esta renda que cresce é produto que não tem a ver com a educação. É agricultura, é construção, é indústria automobilística. Não tem aí por trás deste crescimento da economia chips, produtos sofisticados de alta tecnologia. E daqui para a frente o que dinamiza uma economia é a tecnologia e a ciência, e o Brasil vai ficar pra trás. 
(REP): A nota final de nosso país foi 0,699. Quanto mais próximo de 1, melhor é a avaliação. Também prejudicou o Brasil no ranking deste ano a questão da desigualdade social, que fez com que o país perdesse 27,2% da sua avaliação. Os 5 melhores países do mundo em qualidade de vida segundo a ONU são Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Na America do Sul, estão na frente do Brasil o Chile, Argentina, Uruguai e Peru. O pior colocado nas Américas é o Haiti. No geral, existe uma melhor qualidade de vida na Europa, na America do Norte e na Oceania, enquanto os piores colocados são os países africanos e do sudeste da Ásia.

Sergio Vieira
Rádio Senado