sexta-feira, 18 de março de 2011

A força da humildade


O verdadeiro trabalho em equipe busca a realização do trabalho através da soma dos esforços de cada um. E isso só é possível quando temos em mente que sozinhos não somos capazes de nada, somente quando nos unimos com humildade e força de vontade conseguimos realizar algo grandioso.

A força da humildade

 “Segundo os hebreus, humildade é modéstia e reconhecimento, oriunda da palavra hebraica "hoda'a", que significa dizer "muito obrigado" a Deus. A humildade, ao contrário do que muitos pensam, não é depreciar a si mesmo, mas justamente o inverso; é a aceitação plena dos próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de se exibir para conquistar algum mérito. Na natureza, como todos sabem, tudo se transforma. Temos um grande exemplo de humildade quando as folhagens, frutos, animais mortos e troncos se decompõem, voltam para a terra em forma de adubo orgânico, nutrindo toda a vida à sua volta. Sob este prisma, cada um de nós, um dia, terá com certeza a sua oportunidade de ser humilde. Mas no dia a dia, a verdadeira humildade deve ser praticada a todo instante. A humildade é a coragem de assumir que "posso estar errado" e exige a responsabilidade de aprender com as experiências e conhecimentos disponíveis ao seu redor. Segundo a filosofia judaica, se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o seu combustível. Humildade também é aceitar que não somos perfeitos tanto quanto o outro e por isso não podemos julgar indiscriminadamente as pessoas ao nosso redor. Segue algumas atitudes diárias que desenvolvem a humildade: 
1 - Admitir que você não é o dono da verdade e que não sabe tudo.
2 - Ouvir os outros com atenção, pois qualquer pessoa pode lhe ensinar alguma coisa.
3 - Não confundir humildade com humilhação;
4 - Coragem! Humildade não é para covardes e fracos, somente os fortes conseguem ser humildes.
5 - Enxergar os pontos fortes e não somente os fracos das pessoas ao seu redor.
6 - Ter sensibilidade para perceber e disponibilidade para servir.”


                      Artigo publicado na Revista Motivação de Set/09 da Editora Quantum

Um comentário:

  1. A humildade é a virtude mais necessária e ao mesmo tempo mais rara atualmente. Todos sabemos de sua importância, mas ninguém quer abrir mão da vaidade. A maioria das pessoas prefere estar acima dos demais, esquecendo-se de suas limitações e não percebendo a beleza que existe em aprender com o outro. Certamente viveríamos em mundo melhor se todos se vissem como realmente são: limitados e necessitados uns dos outros.

    ResponderExcluir